Um dos maiores desafios das organizações do terceiro setor é atrair recursos. Devido ao alto número de entidades solicitando doações de pessoas físicas e empresas, se torna cada vez mais difícil conseguir recursos financeiros para manter as atividades.

Para alcançar as metas e objetivos da entidade, o gestor da organização deve conseguir manter o trabalho em ordem, com muito conhecimento, profissionalismo e transparência, buscando meios atraentes para conquistar e fidelizar seu público.

O planejamento estratégico e contábil vai fazer total diferença na captação de fundos e também na administração do setor financeiro. Por mais difícil que seja cuidar de uma organização do terceiro setor no Brasil, é totalmente possível conseguir parceiros e aliados que te ajudem a obter resultados, com muita organização e transparência das informações.

Se você é o gestor da organização, sabe que há diversas áreas dentro da organização para lidar: vendas, marketing, finanças, departamento pessoal, gestão de mídias sociais, entre outros. Você não precisa ser um especialista em todas essas áreas, mas é necessário entender pelo menos um pouco sobre cada uma.

Veja como captar fundos e assim ter verba suficiente para continuar suas atividades dentro do terceiro setor.

Transparência Financeira é Fundamental

Muitas pessoas não gostam de realizar doações pelo fato de não terem certeza para onde esse dinheiro está indo. Portanto, é essencial ter transparência, realizando prestações de contas com uma periodicidade que proporcione ao investidor examinar a destinação dos recursos.

Uma organização que realiza uma gestão estratégica, é capaz de cumprir sua missão conforme seus valores. Com isso, os gestores devem manter a contabilidade em dia através de uma assessoria contábil especializada e de confiança, que possa produzir relatórios e provas do controle de contas para tomada de decisões. O contador também é capaz de descobrir como direcionar melhor os fundos recebidos.

Além disso, precisa demonstrar, em dados reais, o impacto social gerado pelas suas ações.

Plano de Comunicação e Marketing

Uma entidade do terceiro setor também é uma marca/empresa no mercado. Mesmo que o seu foco não seja adquirir lucro pessoal, você vai precisar arrecadar fundos para manter o trabalho da organização.

Por esse motivo, é essencial criar um plano de marketing. Ele é capaz de transmitir os valores da entidade, identificar fraquezas e oportunidades de mercado, mostrar sua relevância social e também se aproximar do público, pois um bom planejamento de marketing mostra competência e seriedade.

Nas redes sociais, divulgue sua missão, o que estão fazendo através de fotos, dados e objetivos da entidade. Aproveite o poder da tecnologia para divulgar seu serviço e atrair mais doadores. A presença na internet é muito importante, pois uma empresa que não está presente no mundo online praticamente se torna invisível para o público.

Através da tecnologia digital, você vai poder propagar ideias, se envolver mais com o público e atrair a atenção de empresas, trazendo mais recursos para a organização.

Planejamento de Captação de Recursos

Montar a estrutura de um planejamento estratégico de captação de recursos é um grande desafio para organizações sem fins lucrativos. Se você não sabe onde quer chegar, vai ser mais difícil definir os recursos que você precisa (dinheiro, produtos, serviços, etc).

Para realizar o planejamento, é necessário primeiramente detalhar metas, objetivos e a maneira que a entidade vai tentar atrair recursos. Você precisa definir as seguintes questões:

• Qual é o problema que a sua entidade deseja resolver

• Em qual mercado a empresa do terceiro setor está inserida e quais são as outras entidades envolvidas com à mesma causa

• Como e onde buscar esses recursos

• Quantos voluntários são necessários para a realização de atividades

O planejamento é o primeiro passo para ter resultados a curto e longo prazo, pois vai ser bem mais fácil identificar as oportunidades de captação de fundos através dele.

Apoio de Fundações e Empresas

Muitas empresas e fundações gostam de investir em projetos sociais. Procure empresas que podem te auxiliar financeiramente, patrocinando a entidade. Quando for apresentar seu projeto, é necessário mostrar honestidade e eficiência, para que as empresas percebam que a organização é séria e tem valor.

Muitas organizações privadas estão sempre abrindo portas para financiar projetos do terceiro setor.

Eventos

Realizar palestras e eventos pode parecer um gasto extra, mas na realidade, é um investimento. Para arrecadar fundos, você pode vender convites, realizar eventos gastronômicos ou criar bazares de compra. Qualquer evento que ajude a divulgar da organização vale a pena ser realizado.

Uma festa beneficente por exemplo, é uma forma clássica de planejamento para atrair mais doações, justamente porque apresentar bons resultados.

Mas sempre levante o quanto será necessário arrecadar, através de algumas perguntas:

  1. A campanha de arrecadação terá um custo de quanto?
  2. Quantas pessoas estarão envolvidas? Terei algum custo com elas?
  3. Os recursos arrecadados serão voltados para qual projeto?
  4. Identifique sempre os custos envolvidos, para assim conseguir definir o seu objetivo de arrecadação.

Lembrando, que sempre que conseguir atingir seus objetivos, apresente os resultados para os doadores, fazendo a prestação de contas completas, pois, assim que tiver novas campanhas, mais pessoas estarão dispostas a ajudar.