Um dos maiores desafios das organizações do terceiro setor é atrair recursos. Devido ao alto número de entidades solicitando doações de pessoas físicas e empresas, se torna cada vez mais difícil conseguir recursos financeiros para manter as atividades.
Para alcançar as metas e objetivos da entidade, o gestor da organização deve conseguir manter o trabalho em ordem, com muito conhecimento, profissionalismo e transparência, buscando meios atraentes para conquistar e fidelizar seu público.
O planejamento estratégico e contábil vai fazer total diferença na captação de fundos e também na administração do setor financeiro. Por mais difícil que seja cuidar de uma organização do terceiro setor no Brasil, é totalmente possível conseguir parceiros e aliados que te ajudem a obter resultados, com muita organização e transparência das informações.
Se você é o gestor da organização, sabe que há diversas áreas dentro da organização para lidar: vendas, marketing, finanças, departamento pessoal, gestão de mídias sociais, entre outros. Você não precisa ser um especialista em todas essas áreas, mas é necessário entender pelo menos um pouco sobre cada uma.
Veja como captar fundos e assim ter verba suficiente para continuar suas atividades dentro do terceiro setor.
Transparência Financeira é Fundamental
Muitas pessoas não gostam de realizar doações pelo fato de não terem certeza para onde esse dinheiro está indo. Portanto, é essencial ter transparência, realizando prestações de contas com uma periodicidade que proporcione ao investidor examinar a destinação dos recursos.
Uma organização que realiza uma gestão estratégica, é capaz de cumprir sua missão conforme seus valores. Com isso, os gestores devem manter a contabilidade em dia através de uma assessoria contábil especializada e de confiança, que possa produzir relatórios e provas do controle de contas para tomada de decisões. O contador também é capaz de descobrir como direcionar melhor os fundos recebidos.
Além disso, precisa demonstrar, em dados reais, o impacto social gerado pelas suas ações.
Plano de Comunicação e Marketing
Uma entidade do terceiro setor também é uma marca/empresa no mercado. Mesmo que o seu foco não seja adquirir lucro pessoal, você vai precisar arrecadar fundos para manter o trabalho da organização.
Por esse motivo, é essencial criar um plano de marketing. Ele é capaz de transmitir os valores da entidade, identificar fraquezas e oportunidades de mercado, mostrar sua relevância social e também se aproximar do público, pois um bom planejamento de marketing mostra competência e seriedade.
Nas redes sociais, divulgue sua missão, o que estão fazendo através de fotos, dados e objetivos da entidade. Aproveite o poder da tecnologia para divulgar seu serviço e atrair mais doadores. A presença na internet é muito importante, pois uma empresa que não está presente no mundo online praticamente se torna invisível para o público.
Através da tecnologia digital, você vai poder propagar ideias, se envolver mais com o público e atrair a atenção de empresas, trazendo mais recursos para a organização.
Planejamento de Captação de Recursos
Montar a estrutura de um planejamento estratégico de captação de recursos é um grande desafio para organizações sem fins lucrativos. Se você não sabe onde quer chegar, vai ser mais difícil definir os recursos que você precisa (dinheiro, produtos, serviços, etc).
Para realizar o planejamento, é necessário primeiramente detalhar metas, objetivos e a maneira que a entidade vai tentar atrair recursos. Você precisa definir as seguintes questões:
• Qual é o problema que a sua entidade deseja resolver
• Em qual mercado a empresa do terceiro setor está inserida e quais são as outras entidades envolvidas com à mesma causa
• Como e onde buscar esses recursos
• Quantos voluntários são necessários para a realização de atividades
O planejamento é o primeiro passo para ter resultados a curto e longo prazo, pois vai ser bem mais fácil identificar as oportunidades de captação de fundos através dele.
Apoio de Fundações e Empresas
Muitas empresas e fundações gostam de investir em projetos sociais. Procure empresas que podem te auxiliar financeiramente, patrocinando a entidade. Quando for apresentar seu projeto, é necessário mostrar honestidade e eficiência, para que as empresas percebam que a organização é séria e tem valor.
Muitas organizações privadas estão sempre abrindo portas para financiar projetos do terceiro setor.
Eventos
Realizar palestras e eventos pode parecer um gasto extra, mas na realidade, é um investimento. Para arrecadar fundos, você pode vender convites, realizar eventos gastronômicos ou criar bazares de compra. Qualquer evento que ajude a divulgar da organização vale a pena ser realizado.
Uma festa beneficente por exemplo, é uma forma clássica de planejamento para atrair mais doações, justamente porque apresentar bons resultados.
Mas sempre levante o quanto será necessário arrecadar, através de algumas perguntas:
- A campanha de arrecadação terá um custo de quanto?
- Quantas pessoas estarão envolvidas? Terei algum custo com elas?
- Os recursos arrecadados serão voltados para qual projeto?
- Identifique sempre os custos envolvidos, para assim conseguir definir o seu objetivo de arrecadação.
Lembrando, que sempre que conseguir atingir seus objetivos, apresente os resultados para os doadores, fazendo a prestação de contas completas, pois, assim que tiver novas campanhas, mais pessoas estarão dispostas a ajudar.