O planejamento estratégico é de extrema importância para o andamento da sua empresa. O final de 2019 é o momento perfeito para você revisar suas metas e estipular novos objetivos que devem ser realizados no ano seguinte.
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico nada mais é que um processo gerencial que vai nortear toda a rotina da sua empresa. É um documento no qual você deve inserir informações sobre a posição atual do seu negócio, problemas, objetivos e o que pode ser feito para tornar a sua vida corporativa e dos seus funcionários mais lucrativa.
Não esqueça de incluir informações básicas no planejamento empresarial, como missão, visão, valores e identidade organizacional. Pensar a longo prazo é essencial, mas não esqueça que certas ações devem ser tomadas a curto prazo.
Por que fazer um planejamento para o ano de 2020?
O planejamento é fundamental para definir o que precisa ser feito e também para identificar possíveis riscos que possam interferir no andamento da organização.
Através do planejamento, você vai conseguir identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio. As correções podem ser feitas durante o momento da execução do projeto. Muitos problemas da sua empresa podem ser facilmente resolvidos quando colocados no papel.
Com a criação desse projeto, você vai conseguir criar algumas metas e ter uma noção melhor de como alcançá-las. Provavelmente suas preocupações para o próximo ano estão relacionadas com:
• Aumento do lucro/faturamento
• Reduzir custos sem precisar abrir mão de importantes recursos
• Parceria com colaboradores e outras organizações corporativas
• Aumento do número de clientes e como conseguir mante-los
Para tornar elas mais possíveis de serem realizadas, faça uma análise do que você quer realizar em um curto espaço de tempo e o que quer alcançar nos próximos anos.
As metas precisam ser específicas e mensuráveis. O ideal é você motivar toda a sua equipe, para que possam realizar seus sonhos profissionais juntos.
Análise SWOT
A análise SWOT nada mais é do que uma técnica utilizada para auxiliar as organizações. O termo combina as primeiras letras das palavras em inglês: força (strength), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
Ela é uma grande ferramenta para te ajudar no planejamento empresarial do seu negócio. Você vai conseguir tomar decisões melhores, pois vai entender melhor sobre o ambiente interno do seu negócio e tudo que precisa ser mantido ou mudado.
Os principais objetivos do uso da matriz SWOT estão relacionadas a preparação de ações estratégicas e efetuar uma análise das atividades que estão sendo realizadas na sua empresa.
A criação dessa técnica é muito simples e deve ser elaborada através dos seguintes fatores:
• Forças: identifique os principais pontos positivos da sua empresa e como fazer para mantê-los. Faça uma análise da equipe corporativa, atividades, produtos, serviços e descubra tudo o que está dando certo.
• Fraqueza: identifique e descreve os pontos fraco. Veja o que pode ser mudado e como fazer isso.
• Ameaças: descreva tudo o que pode estar atrapalhando no andamento da sua organização. Normalmente, as ameaças estão relacionadas com os concorrentes, altos custos de operação, colabores, falta de qualidade do produto ou serviço oferecido, etc.
• Oportunidades: veja o que você pode conseguir para melhorar o andamento da sua empresa.
É muito importante também identificar quem é o seu público-alvo. Sem a realização dessa identificação, vai ser difícil elaborar estratégias de marketing e divulgação para o ano de 2020.
Identificando o seu público-alvo, você vai descobrir qual o tipo de conteúdo que deve produzir para atrair clientes, melhorar a identidade organização do seu negócio e como você pode melhorar seus produtos e serviços.
Planeje os eventos do próximo ano
A realização e participação nos eventos faz parte do planejamento estratégico e divulgação da empresa. Caso seja possível, participe de eventos em outras cidades e estados.
Muitas festas, eventos e palestras que irão ocorrer no ano de 2020 já tem data marcada. Faça o possível para comparecer neles ou envie um profissional qualificado para te representar.
Além de conseguir divulgar o seu negócio, você vai aprender mais sobre gestão organizacional, estratégias de marketing e conhecer pessoas que podem ser seus colaboradores e parceiros.
Revise o planejamento
Faça reuniões com os responsáveis sobre o que foi escrito no planejamento. Nesse momento, é importante analisar novamente as metas, objetivos e tudo que pode ser melhorado no ano que vem.
Executar o planejamento estratégico da sua empresa nem sempre é fácil, mas através dele, você vai conseguir alcançar os resultados de maneira mais rápida e eficaz.