Milhões de brasileiros sonham com o empreendedorismo.
Devido a escassez de vagas no mercado de trabalho e os baixos salários oferecidos pelas empresas, muitas pessoas, nos últimos anos, decidiram abrir o próprio negócio.
Vantagens e desafios
Contudo, ao contrário do que alguns profissionais insistem em dizer, o ato de empreender não é puro glamour e sofisticação.
Ser um empreendedor possui diversas vantagens como:
- Poder fazer o próprio horário de trabalho
- Poder decidir seus dias de folga
- Poder decidir quando tirar férias
- Poder decidir o que é prioridade
- Não ter patrão
Mas esses mesmo benefícios podem se transformar em obstáculos se não forem aliados com disciplina, trabalho, dedicação e esforço.
Se você acabou de abrir a sua empresa e não sabe por onde começar, fique tranquilo(a).
Nesse artigo, vamos te dar várias dicas para você tornar o seu negócio um verdadeiro sucesso.
Quer saber mais? Então continue a leitura.
O que fazer depois de abrir uma empresa?
O seu novo negócio já está formalizado? Ótimo! Agora é hora de ficar atento a todos os processos de funcionamento e traçar suas metas profissionais.
Cada empresa possui suas próprias particularidades. Entretanto, o empreendedorismo possui “regras’’ básicas que devem ser seguidas por qualquer empresário, seja ele iniciante no ramo ou não.
Algumas dessas regras, são as competências que você precisa adquirir para ser um bom administrador.
Claro que você não precisa dar conta de tudo sozinho.
Porém, lembre-se: agora você é chefe e por isso, precisa estar por dentro de tudo que está acontecendo (inclusive fora da empresa, como as ameaças e oportunidades que rondam o seu negócio).
Para a boa gestão da empresa, é necessário:
- Adotar a visão de longo prazo;
- Investir no relacionamento profissional com fornecedores e clientes;
- Implementar controles básicos de gestão em todas as áreas do seu empreendimento.
Antes de tomar qualquer decisão importante, pergunte-se:
- Quais serão os custos básicos do meu negócio?
- Como o meu negócio deve funcionar?
- Quem é o meu público-alvo?
- Quais são as metas e objetivos viáveis no momento?
Não tenha pressa em responder essas perguntas.
O mais importante, é que você realmente tenha uma ideia geral de administração empresarial, para que dessa forma, seja possível investir mais na sua carreira como empreendedor.
Além disso, é importante estar ciente de todas as regras e deveres de um empresário. Alguns erros de administração e contabilidade podem colocar em risco a sua empresa.
7 dicas para gerir adequadamente o seu negócio
Como você pode ver, abrir uma empresa não é tão simples quanto parece.
O excesso de burocracia, alta carga tributária e concorrentes de peso, são algumas das ‘’pedras no caminho’’ de todo empreendedor.
Contudo, é preciso ter em mente que é possível sim prosperar e fazer a sua empresa obter lucro.
Confira algumas dicas de ouro para fazer sua estratégia empresarial avançar e para você alavancar a sua empresa:
1. Defina um modelo de negócios
Atualmente, há diversos modelos de negócios e você deve definir o qual mais se adapta as suas metas e objetivos.
Alguns exemplos de modelos de negócios:
- Marketplace
- Franquia
- B2B (Business to Business)
- Economia colaborativa
- Negócios sociais
- Assinatura
- Freemium
2. Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um documento que tem como principal objetivo elaborar uma estratégia de organização e definir as formas de alcançá-la.
Benefícios de estudar e analisar a sua empresa:
- Você consegue traçar objetivos;
- Entender um pouco mais sobre o perfil dos seus concorrentes
- Fazer projeções futuras;
- Definir o propósito da empresa
- Criar um público alvo e muito mais.
3. Planejamento financeiro
Organização financeira é algo essencial. Não tem como crescer e prosperar sem analisar o fluxo de caixa, custos e despesas básicas, pagamento de fornecedores, impostos, entre outros.
Felizmente, a tecnologia desenvolveu diversas ferramentas de gestão financeira e controle de fluxo de caixa que facilitam a vida dos empreendedores.
A diferença entre o planejamento estratégico e o planejamento financeiro, é que o estratégico abrange todas as áreas de uma empresa, enquanto o financeiro, é restrito a análise de orçamentos, investimentos e listas de trâmites financeiros.
O contador pode ser o seu aliado na hora de elaborar esses documentos, pois ele possui o conhecimento necessário para fazer uma análise geral e específica da situação.
4. Busca por conhecimento
Para investir no próprio negócio, é necessário entender o básico de marketing, divulgação, gestão financeira, público-alvo, contabilidade, gestão de pessoas, etc.
Você não precisa ser um especialista em nenhuma dessas áreas, afinal, é possível encontrar profissionais de qualidade no mercado que atuam nesses setores.
Contudo, como acabamos de falar, será preciso entender pelo menos os conceitos básicos de qualquer um desses temas.
Se achar que é preciso investir um pouco mais no conhecimento em relação a uma dessas áreas, não tenha medo de fazer um curso de capacitação, pois tudo o que você aprender será valido.
5. Capacidade de adaptação
Organização e planejamento é essencial.
Porém, em algumas situações, você vai ter que mudar suas estratégias de mercado de forma extremamente rápida.
Por isso, você vai precisar saber se adaptar à realidade do mercado.
A adaptação, muitas vezes, é o que faz uma empresa permanecer no mercado.
6. Gestão financeira
Sua empresa precisa ter um modelo claro de gestão financeira.
Elaborar o planejamento financeiro é primeiro passo dessa etapa. Mas depois, será preciso colocar esse conceito em prática.
Atualmente, cortar custos organizacionais é uma questão de sobrevivência.
Porém, será que apenas reduzir as despesas é suficiente para aumentar o lucro?
Infelizmente, não. Aliás, muitas empresas acabam falindo justamente por cortarem custos demais.
O ideal é fazer uma análise do seu negócio para descobrir onde é possível economizar.
Além disso, cuidado com os investimentos. Claro que toda organização precisa investir para crescer.
Contudo, há investimentos que podem trazer prejuízos organizacionais.
Se decidir fazer investimentos através de bancos, tenha cuidado para não engessar demais o seu orçamento
7. Conte com o trabalho de um bom contador
No Brasil, toda empresa precisa contratar um contador ou então, terceirizar esse serviço e deixá-lo nas mãos de uma empresa especializada.
Mas o contador não deve ser contratado apenas por causa da lei.
Pelo contrário, a contabilidade é essencial para a gestão financeira, pagamento de tributos e planejamento estratégico da sua organização.
Se você quer fazer a sua empresa prosperar em 2021, mas não sabe por onde começar, entre em contato com a nossa equipe.
Somos especialistas em contabilidade e garantimos a prestação de um serviço de qualidade e focado totalmente no perfil e realidade da sua empresa.
Oferecemos atendimento personalizado e focado no melhor para o seu empreendimento.